O programa Cultivating Emotional Balance surgiu em um encontro promovido pelo Mind & Life Institute em 2000. Esse encontro reuniu uma série de cientistas notáveis entre psicólogos, antropólogos, neurocientistas com Dalai Lama e uma série de meditadores extremamente experientes a fim de debater estratégias para aliviar o sofrimento e cultivar o bem-estar do ser humano.
Ao mesmo tempo em que acontecia o encontro, Richard Davidson, um neurocientista eminente, mostrava aos participantes os resultados fora de série dos testes realizados pelos experientes meditadores, comprovando os resultados benéficos da prática da meditação. Dalai Lama pediu então que as ideias discutidas no encontro fossem implementadas no Ocidente, deixando de fora quaisquer aspectos religiosos da prática.
A partir desse pedido, Alan Wallace e Paul Ekman – com o suporte de outros notáveis na equipe de pesquisa e no conselho consultor – criaram o currículo “Cultivating Emotional Balance – CEB” (Cultivando Equilíbrio Emocional). Paul Ekmann é especialista no estudo das emoções e é considerado um dos maiores psicólogos do século XX. Alan Wallace é físico e fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, por anos foi discípulo do próprio Dalai Lama e ensina meditação há mais de 40 anos.
Cultivando Equilíbrio Emocional® é um programa educacional que oferece ferramentas baseadas na moderna psicologia das emoções e nas práticas de meditação / mindfulness a fim de habilitar seus participantes a iniciar e sustentar um trabalho de autoconhecimento, reduzindo stress e promovendo o cultivo do bem-estar.
Obs.: Não é um curso que qualifica o participante a reproduzir as práticas como instrutor, mas sim destinado ao desenvolvimento pessoal do participante. Não é uma terapia e não se destina a pessoas necessitando de tratamento psicológico ou psiquiátrico.
Para saber mais acesse: