Origem do Programa

O programa Cultivating Emotional Balance surgiu em um encontro promovido pelo Mind & Life Institute em 2000. Esse encontro reuniu uma série de cientistas notáveis entre psicólogos, antropólogos, neurocientistas com Dalai Lama e uma série de meditadores extremamente experientes a fim de debater estratégias para aliviar o sofrimento e cultivar o bem-estar do ser humano.

Ao mesmo tempo em que acontecia o encontro, Richard Davidson, um neurocientista eminente, mostrava aos participantes os resultados fora de série dos testes realizados pelos experientes meditadores, comprovando os resultados benéficos da prática da meditação. Dalai Lama pediu então que as ideias discutidas no encontro fossem implementadas no Ocidente, deixando de fora quaisquer aspectos religiosos da prática.

A partir desse pedido, Alan Wallace e Paul Ekman – com o suporte de outros notáveis na equipe de pesquisa e no conselho consultor – criaram o currículo “Cultivating Emotional Balance – CEB” (Cultivando Equilíbrio Emocional). Paul Ekmann é especialista no estudo das emoções e é considerado um dos maiores psicólogos do século XX. Alan Wallace é físico e fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, por anos foi discípulo do próprio Dalai Lama e ensina meditação há mais de 40 anos.

Objetivo

Cultivando Equilíbrio Emocional® é um programa educacional que oferece ferramentas baseadas na moderna psicologia das emoções e nas práticas de meditação / mindfulness a fim de habilitar seus participantes a iniciar e sustentar um trabalho de autoconhecimento, reduzindo stress e promovendo o cultivo do bem-estar.

Conteúdo:

  • Bem-estar e felicidade como uma habilidade;
  • Redução e gerenciamento de stress/ansiedade;
  • Práticas de meditação / mindfulness respaldadas pela ciência e sua relação com equilíbrio emocional;
  • As emoções universais – funções, características, famílias e seu papel em nosso comportamento e nossas relações;
  • Como responder adequadamente às emoções e não reagir no piloto automático;
  • Cultivo do equilíbrio emocional / mental.

Obs.: Não é um curso que qualifica o participante a reproduzir as práticas como instrutor, mas sim destinado ao desenvolvimento pessoal do participante. Não é uma terapia e não se destina a pessoas necessitando de tratamento psicológico ou psiquiátrico.

Depoimento de quem já participou:

“Duda, muito obrigado mesmo pelo curso. Eu me sinto muito grato por ter sido exposto ao conteúdo transformador do CEB. Desejo que muitos tenham a mesma sorte de ter você como professor… atencioso preparado e humilde. Não consigo nem imaginar uma pessoa que não se beneficiaria muito com isso. Recomendo para todas as pessoas que buscam se entender um pouco melhor e lidar melhor com as emoções. Forte abraço e muita sorte no seu caminho. Se precisar de alguma ajuda minha será um prazer”.
Ricardo V.
"Difícil ser sucinta ao tratar da experiência enriquecedora de cursar o CEB. As aulas nos equiparam de conhecimentos, embasados cientificamente, para trilhar o caminho da Felicidade Genuína. Recebemos ferramentas para enfrentar esta empreitada de forma autônoma. Dentre elas experimentamos um hall de diferentes tipos de meditações para praticarmos conforme as demandas da vida. Além disso, turbinamos nossas bagagens aprendendo a reconhecer, compreender e ainda manejar as emoções para usufruir o que de melhor elas têm para nos oferecer. Como reflexo deste contato com CEB me sinto mais inteira, no sentido de alcançar coerência entre pensar, sentir e agir. Posso dizer que este bem trazido pelo CEB a minha vida emana como uma onda aos que estão ao meu redor. Para mim, este curso é serviço de utilidade pública! Espero, um dia, vê-lo nas escolas, empresas e em todos os lugares que existam seres humanos. Ele nos faz voltar a acreditar que humanidade tem saída deste mundo conturbado e cruel dos tempos de hoje! Muito obrigada ao Duda Nascimento e todos aqueles que se dedicam de forma responsável, profunda e competente a levar o CEB adiante!"
Priscila W.
“O CEB foi um dos grandes presentes de 2015! O curso foi essencial para me ajudar a ter mais generosidade em momentos de falhas e distrações, e conseguir retornar. Foi impressionante entender que dá pra retornar ao estado de atenção, e sem se punir. Outro ponto alto do curso foi ser capaz de explicar as emoções que nos guiam, e fazer com quenão sejamos meros reféns delas, e sim, que aprendamos a lê-las e aprendamos com elas. O que vem antes daquela explosão? Ou antes daquele silêncio que deveria ter sido um grito? E durante? E depois? Nunca tinha pensado nisso, mas o curso me fez explorar todas essas etapas, ou episódios emocionais, e entender como funcionam em mim. E entender quando acontece com o outro também. Como se não bastasse, tudo isso foi através da meditação, coisa que eu duvidava que fosse capaz de fazer por causa do meu jeito inquieto e distraído. Mas fui! E como me fez bem ver que eu não só conseguia, como podia aplicar aquele aprendizado na minha vida. Isso não tem como explicar em palavras. Poderia escrever linhas e linhas sobre o curso, mas o que realmente gostaria é de agradecer ao Duda e ao grupo que fez o curso comigo. Muito, muito obrigada!”
Bianca H.

Duda Nascimento ® 2024